Maceió homenageia servidora no Dia do Gari | TVMACEIO.com Para Dispositivos Conectados

MACEIÓ ( Da Assessoria - Sarah Mendes/ Ascom Slum) Coleta domiciliar, varrição, capinação e limpeza de canais. Os profissionais responsáveis por estas atividades estão presentes todos os dias nas rotinas das cidades. E para celebrar estes servidores, n...

maceio, saude, educação, prefeitura, governo, transporte, turismo, economia, limpeza, gari

Maceió homenageia servidora no Dia do Gari

Publicado por: Editor
16/05/2018 08:36 AM
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

MACEIÓ ( Da Assessoria - Sarah Mendes/ Ascom Slum) Coleta domiciliar, varrição, capinação e limpeza de canais. Os profissionais responsáveis por estas atividades estão presentes todos os dias nas rotinas das cidades. E para celebrar estes servidores, nesta quarta-feira, 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari.

 

Josiete Marinho é margarida há 17 anos e diz que com a profissão passou a enxergar a vida de outra maneira. “Você passa a cuidar mais da sua casa, da sua cidade. A gente entende que só tem um planeta e que a gente precisa cuidar dele. Não podemos jogar lixo em qualquer lugar e temos que praticar a coleta seletiva com urgência”, comentou.

 

Josiete trabalha no Mercado do Jacintinho e fala sobre a intensa rotina. “É um trabalho pesado, mas extremamente necessário. Sei que temos um papel importante na sociedade e fico feliz de contribuir com a vida de todos os maceioenses. A limpeza na cidade depende de todos nós, por isso a população precisa contribuir. Fazer descarte correto é o básico para uma cidade limpa”, disse.

 

Jean Carlos, superintendente de Limpeza Urbana de Maceió, destaca a importância destes profissionais. “Os nossos agentes de limpeza são fundamentais para o desenvolvimento de nossa cidade. A gente pode planejar e buscar sempre novas ações, mas sem eles nada disso vai pra frente. Eles merecem todas as homenagens”, disse.

 

O Dia do Gari

Apesar de popular, o termo gari ainda tem sua origem desconhecida. O nome é em homenagem a Pedro Aleixo Gary, um francês que assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império, em 1876, para a execução dos serviços de limpeza no Rio de Janeiro. A partir disso, quando havia a necessidade de limpeza em via pública, a população logo dizia: “chama a turma do Gary”.

 

O termo foi popularizado, inclusive na grafia. No Rio de Janeiro, a data foi oficialmente instituída por meio de uma lei estadual, em 1962. A homenagem aos profissionais foi fortalecida nacionalmente a partir do projeto de Lei 1347/2011, da Câmara dos Deputados, que instituiu o 16 de maio como o Dia Nacional do Gari.

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Ganhe Dinheiro Revendendo Roupas