Prefeitura inicia nesta quinta Reurbanização da Orla Lagunar | TVMACEIO.com Para Dispositivos Conectados

A Prefeitura de Maceió dará início, na manhã desta quinta-feira (28), às obras de revitalização da Orla Lagunar e de construção do Residencial Vilas do Mundaú. O primeiro procedimento a ser realizado é a fresagem asfáltica, para remoção do pavimento e ...

maceio, saude, educação, prefeitura, governo, transporte, turismo, economia, urbanismo

Prefeitura inicia nesta quinta Reurbanização da Orla Lagunar

Publicado por: Editor
28/02/2019 11:46 AM
Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de Maceió dará início, na manhã desta quinta-feira (28), às obras de revitalização da Orla Lagunar e de construção do Residencial Vilas do Mundaú. O primeiro procedimento a ser realizado é a fresagem asfáltica, para remoção do pavimento e preparação do solo para a base estrutural das edificações.

 

A informação foi transmitida nesta quarta-feira (27) às lideranças comunitárias dos bairros Trapiche e Vergel, pela diretora de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Suzana Lobo. Segundo ela, as máquinas começam os trabalhos a partir das 8h da manhã desta quinta.

 

O processo de fresagem deve durar cerca de três semanas e durante esse período, o trânsito na Avenida Senador Rui Palmeira, sentido Pontal, ficará em meia pista.

 

O secretário Mac Lira, titular da Sedet, reuniu-se com representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para decidir como ficará o trânsito enquanto durarem as obras de construção das unidades habitacionais. “Durante a execução das obras, o tráfego deverá ser liberado apenas no trecho da via sentido Farol, até a conclusão do trabalho, que deve ocorrer no prazo de aproximadamente dois anos”, informou Mac Lira. A via deverá ter a sinalização refeita e todas as indicações necessárias para evitar transtornos a quem transita pelo local.

 

A assessora técnica de Obras Viárias da SMTT, Daniela Loureiro, explica que irá fazer o estudo de viabilidade técnica para autorizar as mudanças. “Nós iremos analisar o novo traçado e orientar quanto às medidas necessárias a fim de operacionalizar o novo percurso tanto para pedestres quanto para condutores de veículos próprios e transporte coletivo”, informa Daniela.

 

A SMTT deve concluir a avaliação até a próxima sexta-feira (1º), quando será confirmada a mudança do trânsito na região. O líder comunitário do assentamento Mundaú, mais conhecido como Baiano, disse que “a comunidade está muito feliz com o início das obras e que dará todo apoio durante a construção do conjunto habitacional”.

 

Obra

A obra prevê a revitalização e reurbanização da Orla Lagunar de Maceió, com a construção de 1.776 moradias, para atender a população dos assentamentos Sururu de Capote, Mundaú, Muvuca e Torre, que hoje vivem em condição subumana e degradante. Para o secretário Mac Lira, a obra dará uma nova cara para a orla e, acima de tudo, contribuirá para a melhoria da qualidade de vida daquela população.

 

Os recursos para a construção das novas unidades habitacionais e recuperação do território são do Programa Minha Casa Minha Vida e foram orçados em R$ 150 milhões. Além da construção de moradia e revitalização da região, está prevista a construção de escola, creche, posto de saúde, área de lazer e saneamento básico, que irá contribuir para a despoluição da laguna Mundaú.

 

“Eu acredito que esse projeto vai resolver um problema humanitário e trazer igualdade, junto com o saneamento básico, uma casa digna para viver e um espaço confortável para os moradores da região. É o sonho da vida”, disse o líder social do Instituto Manda Ver, Carlos Jorge da Silva.

 

Por Isa Mendonça / Ascom Sedet

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar