A pandemia de covid-19 está a causar um novo problema: queda de cabelo | TVMACEIO.com Televisão via Internet

Devido às mais variadas razões, a covid-19 está causando impacto na população. Alguns médicos registram um grande aumento de pacientes que estão perdendo uma quantidade anormal de cabelos desde que o novo coronavírus se instalou no mundo. A explicação ...

covid-19, corona, virús, pandemia, epidemia, contágio, mortes, china, wuhan, oms, notícias, infectologistas

A pandemia de covid-19 está a causar um novo problema: queda de cabelo

Publicado por: Editor
14/10/2020 10:28 AM
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Devido às mais variadas razões, a covid-19 está causando impacto na população. Alguns médicos registram um grande aumento de pacientes que estão perdendo uma quantidade anormal de cabelos desde que o novo coronavírus se instalou no mundo. A explicação para este problema pode ser o stress causado pela pandemia.

 

Segundo o The New York Times, são muitos os médicos relatando que os seus pacientes que se encontram em recuperação, depois de contraírem a covid-19, apresentam queda de cabelo. Os profissionais de saúde garantem que este problema não se deve propriamente ao vírus, mas sim ao stresse fisiológico pelo qual os doentes passam para combatê-lo.

 

Contudo, algumas pessoas que nunca foram infetadas pelo novo coronavírus também estão perdendo cabelo devido ao stresse emocional que vão sentido com as preocupações que a pandemia lhes traz – por exemplo com receio de perder o emprego, problemas financeiros, ou a morte de pessoas próximas que resultam da doença.

 

Shilpi Khetarpal, professor de dermatologia, explica que “existem situações em torno da pandemia que causam algum transtorno e podem stressar as pessoas”. Antes da pandemia, havia semanas (e até meses) em que Khetarpal não atendia nenhum paciente com queda de cabelo. No entanto, atualmente, cerca de 20 pacientes com esse problema visitam o seu consultório todas as semanas.

 

Segundo um estudo da Escola de Medicina da Universidade do Indiana, divulgado em julho –  onde se analisou os sintomas pós covid-19 de 1567 pessoas que estiveram infetadas com o vírus – cerca de 423 pessoas assumiram ter tido uma drástica perda de cabelo.

 

Emma Guttman-Yassky, diretor do Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, contou ao NYT que cuidou de muitos profissionais de saúde da linha de frente porque estes sofreram de queda de cabelo, incluindo funcionários do hospital onde trabalha. “Eles estavam longe das famílias, e trabalharam durante muitas horas. Estavam muito stressados e isso resultou numa queda abrupta de cabelo”.

 

De acordo com os médicos especialistas, na maioria dos pacientes, a queda de cabelo deve ser temporária, mas também pode durar meses e quando detetada deve ser tratada o mais rapidamente possível pois pode desencadear outro tipo de problemas.

 

Fonte: Planeta ZAP //

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários