EMA atualiza recomendações para quem tomou a vacina da AstraZeneca | TVMACEIO.com 100% Internet

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) atualizou o documento com as informações da vacina da AstraZeneca. Os vacinados devem procurar atendimento médico se após a vacinação sentirem falta de ar, inchaço nas pernas, visão turva, dor abdominal ou dores...

corona, covid, contagioso, vacina, seringas, saúde, ar, máscara, oms, alertas

EMA atualiza recomendações para quem tomou a vacina da AstraZeneca

Publicado por: Editor
22/03/2021 07:20 PM
Courtesy Pixaby
Courtesy Pixaby

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) atualizou o documento com as informações da vacina da AstraZeneca. Os vacinados devem procurar atendimento médico se após a vacinação sentirem falta de ar, inchaço nas pernas, visão turva, dor abdominal ou dores de cabeça persistentes.

 

A EMA refere que seguiu as recomendações do Comité de Avaliação do Risco de Farmacovigilância, responsável pela avaliação do risco do uso de medicamentos para a vida humana, e atualizou o documento na sequência dos casos de eventos tromboembólicos em pessoas que tinham sido vacinadas.

 

“A combinação de tromboses e trombocitopenia, em alguns casos com sangramento, foi observada raramente depois da vacinação com a vacina da AstraZeneca para a covid-19”, pode ler-se no capítulo dedicado às “advertências e precauções especiais de utilização”, ao qual o Expresso teve acesso.

 

Acrescenta ainda que “incluem quatro casos graves apresentados como tromboses venosas, incluindo em locais pouco usuais como trombose venosa cerebral, trombose da veia mesentérica, assim como trombose arterial em simultâneo com trombocitopenia”.

 

A maioria desses casos, lê-se na informação hoje divulgada, ocorreram nos primeiros sete a 14 dias após a vacinação em mulheres com menos de 55 anos, apesar de a prevalência nesse grupo poder refletir o “o aumento do uso da vacinação nessa população”, apontam.

 

A EMA recomenda, aos profissionais de saúde “que devem estar atentos aos sinais e sintomas de tromboembolismo e/ ou trombocitopenia” e aconselha quem se tenha vacinado que esteja alerta e procure “imediatamente” um médico caso sinta falta de ar, dor no peito, inchaço na perna, visão desfocada e dores abdominais.

 

Esta quinta-feira, após a vacina da AstraZeneca ter sido suspensa preventivamente em vários países, a EMA assegurou que esta é segura, reforçando que os benefícios continuam a ser maiores que os riscos.

 

No comunicado enviado à Imprensa, o Infarmed assegura que já propôs a atualização da informação destinada aos cidadãos e profissionais de saúde para fazerem a adequada monitorização e publicou nova circular.

 

Produzido e Publicado por: Planeta ZAP

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários