COVID-19 pode causar infertilidade masculina e disfunção sexual

Publicado por: Editor Feed News
26/07/2021 01:42 PM
Exibições: 178
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Uma nova pesquisa descobriu que alguns homens que tiveram COVID-19 podem experimentar efeitos colaterais sexuais indesejados

 

Ao contrário dos mitos que circulam nas redes sociais, as vacinas COVID-19 não causam disfunção erétil e infertilidade masculina.

 

O que é verdade: o SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19, apresenta risco para os dois distúrbios.

 

Até agora, pouca pesquisa foi feita sobre como o vírus ou as vacinas afetam o sistema reprodutor masculino. Mas investigações recentes por médicos e pesquisadores aqui na Universidade de Miami lançaram uma nova luz sobre essas questões.

 

A equipe, que inclui a mim , descobriu implicações potencialmente de longo alcance para homens de todas as idades - incluindo homens mais jovens e de meia-idade que desejam ter filhos.

 
Uma ilustração de células de esperma humano.
Alguns homens com o vírus COVID-19 podem apresentar diminuição da produção de esperma e da fertilidade. Christoph Burgstedt / iStock via Getty Images

O que a equipe encontrou

Eu sou o diretor do Programa de Urologia Reprodutiva da Escola de Medicina Miller da Universidade de Miami. Meus colegas e eu analisamos os tecidos de autópsia dos testículos de seis homens que morreram de infecção por COVID-19.

 

Resultado: o vírus COVID-19 apareceu nos tecidos de um dos homens; diminuição do número de espermatozoides apareceu em três.

 

Outro paciente - este sobreviveu a COVID-19 - fez uma biópsia de testículo cerca de três meses depois que sua infecção inicial por COVID-19 desapareceu. A biópsia mostrou que o coronavírus ainda estava em seus testículos .

 

Nossa equipe também descobriu que COVID-19 afeta o pênis. Uma análise do tecido peniano de dois homens que receberam implantes penianos mostrou que o vírus estava presente sete a nove meses após o diagnóstico de COVID-19. Ambos os homens desenvolveram disfunção erétil grave, provavelmente porque a infecção causou redução do suprimento de sangue ao pênis.

 

Notavelmente, um dos homens apresentou apenas sintomas leves de COVID-19. O outro havia sido hospitalizado. Isso sugere que mesmo aqueles com um caso relativamente leve do vírus podem apresentar disfunção erétil grave após a recuperação.

 

Essas descobertas não são totalmente surpreendentes. Afinal, os cientistas sabem que outros vírus invadem os testículos e afetam a produção de esperma e a fertilidade.

 

Um exemplo: os investigadores que estudaram os tecidos dos testículos de seis pacientes que morreram com o vírus SARS-CoV de 2006 descobriram que todos eles tinham destruição celular generalizada , com poucos ou nenhum esperma.

 

Também se sabe que a caxumba e o vírus Zika podem entrar nos testículos e causar inflamação. Até 20% dos homens infectados com esses vírus terão produção de esperma prejudicada.

 

Paciente do sexo masculino sendo vacinado.
As primeiras descobertas sugerem que nem a vacina de mRNA da Pfizer nem da Moderna afeta a fertilidade masculina. Witthaya Prasongsin / Moment via Getty Images

 

Um novo estudo sobre a segurança da vacina

Pesquisas adicionais feitas por minha equipe trouxeram boas notícias. Um estudo com 45 homens mostrou que as vacinas de mRNA da Pfizer e Moderna parecem seguras para o sistema reprodutor masculino.

 

Este, então, é outro motivo para tomar as vacinas - para preservar a fertilidade masculina e a função sexual.

 

Concedido, a pesquisa é apenas um primeiro passo sobre como COVID-19 pode afetar a saúde sexual masculina; as amostras eram pequenas. Os estudos devem continuar.

 

Ainda assim, para homens que tiveram COVID-19 e depois experimentaram dor testicular, é razoável considerar que o vírus invadiu o tecido testicular. A disfunção erétil pode ser o resultado. Esses homens deveriam consultar um urologista.

 

Também acredito que a pesquisa apresenta uma mensagem urgente de saúde pública para os EUA em relação às vacinas COVID-19.

 

Para os milhões de homens americanos que não foram vacinados , você pode querer considerar novamente as consequências se e quando esse vírus altamente agressivo o encontrar.

 

Uma razão para a hesitação da vacina é a percepção entre muitos de que as injeções de COVID-19 podem afetar a fertilidade masculina. Nossa pesquisa mostra o oposto. Não há evidências de que a vacina prejudique o sistema reprodutivo do homem. Mas ignorar a vacina e contrair COVID-19 poderia muito bem.

 

Por 

Professor Associado de Urologia, Universidade de Miami

Originalmente Publicado por: The Conversation

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados