Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo | TVMACEIO.com 100% Internet

Conclusão faz parte de relatório da VidMob que analisou 12 mil anúncios, de 1,2 mil campanhas realizadas por 68 grandes marcas no Instagram e Facebook Estudo revela ainda que as marcas não necessariamente precisam se preocupar em produzir vídeos longos...

tv, vídeo, streaming, live

Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

Publicado por: Editor
16/09/2021 11:46 AM
Cortesia Pixabay
Cortesia Pixabay

Conclusão faz parte de relatório da VidMob que analisou 12 mil anúncios, de 1,2 mil campanhas realizadas por 68 grandes marcas no Instagram e Facebook


Estudo revela ainda que as marcas não necessariamente precisam se preocupar em produzir vídeos longos e complexos, mas sim com a forma e conteúdo dos mesmos

 

São Paulo, setembro de 2021 - Desde o início da pandemia, cerca de 88% dos brasileiros realizaram compras online. Os dados fazem parte de um recente estudo do IDC. Com a economia aquecendo e as datas comemorativas de maior peso para o comércio se aproximando, a VidMob, martech pioneira no uso da inteligência artificial e machine learning para medir e otimizar o desempenho de peças criativas, seja em texto, áudio ou vídeo, nas plataformas digitais, preparou um amplo estudo repleto de insights para as marcas que querem impulsionar suas vendas nas redes sociais.


As conclusões foram geradas a partir da análise minuciosa de 12 mil anúncios de varejo e e-commerce nas redes sociais, totalizando mais de 3,2 bilhões de impressões de 1.200 campanhas promovidas por 68 marcas de todo o mundo no Facebook e Instagram. Para isso, a tecnologia da VidMob analisou cada ínfima parte desses anúncios – e são muitas variáveis, como, por exemplo, se os atores de um comercial em vídeo estão indoor ou outdoor, se estão sorrindo ou tristes, a trilha sonora, as cores utilizadas em cada frame, etc. 


A partir daí, por meio de seus algoritmos, a Vidmob consegue esmiuçar qualquer elemento criativo, cruzando com os dados de consumo daquela mídia em tempo real e transformá-lo em insights acionáveis para, em seguida, gerenciá-lo. Isso permite corrigir rotas e melhorar muito a execução das campanhas, tornando-as cada vez mais assertivas. Assim, marcas como Magalu, Itaú, AB Inbev, Localiza, Dorflex e Pepsico, clientes da VidMob, não sabem apenas quais campanhas foram bem-sucedidas, mas quais as características específicas que as fizeram bem-sucedidas.


“A chave para o bom desempenho é cativar seu público, entendendo como cada atributo visual ou de áudio contribui para o resultado de determinada campanha. E a inteligência criativa possibilita essa capacitação, melhorando radicalmente o retorno sobre o investimento”, comenta Miguel Caeiro, diretor-geral da VidMob na América Latina.



Após analisar a porcentagem dos consumidores que viram cada um dos milhares de anúncios observados nas redes sociais e seguiram com a compra do item em questão dentro de 28 dias, a VidMob concluiu que anúncios em vídeo apresentaram um aumento de 30% em conversão de vendas quando comparados com anúncios estáticos. Já com relação ao tempo, vale apostar em vídeos de até 5 segundos. Eles tiveram uma taxa de compra 167% maior do que aqueles mais longos. Quando comparados a vídeos de 16 segundos, os mais enxutos geraram uma taxa 700% maior de conversão. E, quando comparados àqueles de 6 a 9 segundos, a taxa foi de 100%.


Combinar textos e vídeos, desde que as palavras sejam assertivas e estrategicamente posicionadas, também se mostrou uma opção eficaz. O estudo realizado pela VidMob mostrou que vídeos com texto no primeiro quadro converteram três vezes mais em vendas do que aqueles que foram introduzidos após 3 segundos. Já os anúncios estáticos com texto na imagem apresentaram uma queda de 40% na taxa de compra. A análise também revelou como diferentes mudanças de cores de alto contraste podem rapidamente estimular os consumidores.


As opções de mensagens a serem utilizadas em um anúncio são infinitas, então a VidMob analisou quais delas geraram maior conversão. Para as veiculadas durante os primeiros 3 segundos de vídeo, "Obter" apresentou uma taxa de compra 53% maior do que “Comprar”. E o uso de "Limitada" em anúncios estáticos aumentou a taxa de compra em 20% em comparação com o uso de "Agora".



Sobre a VidMob
A VidMob é uma marketing creative platform que fornece solução tecnológica de ponta a ponta para todas as necessidades criativas das marcas. Atua como uma plataforma integrada que combina análise criativa pioneira com a melhor produção criativa do mercado, formada por profissionais qualificados para entender e melhorar a eficácia das campanhas. 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários