Audiências reavaliam medidas de acolhimento | TVMACEIO.com Para Dispositivos Conectados

As Unidades de Acolhimento Institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) voltarão a receber, a partir desta quinta-feira (3), as audiências concentradas de reavaliação de medidas de acolhimento institucional ou familiar. As audiên...

maceio, saude, educação, prefeitura, governo, transporte, turismo, economia, acolhimento

Audiências reavaliam medidas de acolhimento

Publicado por: Editor
02/05/2018 07:08 PM
Nas audiências concentradas, cada caso é avaliado individualmente (Foto:Ascom Semas)
Nas audiências concentradas, cada caso é avaliado individualmente (Foto:Ascom Semas)

As Unidades de Acolhimento Institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) voltarão a receber, a partir desta quinta-feira (3), as audiências concentradas de reavaliação de medidas de acolhimento institucional ou familiar. As audiências acontecem  nas unidades de acolhimento e são conduzidas pela  juíza da 28ª Vara Cível de Maceió (Infância e da Adolescência), Fátima Pirauá.

 

Cada caso é avaliado individualmente, como as condições da família, tipo de acompanhamento da rede socioassistencial e das demais políticas públicas e o que se pode fazer para cada criança ou adolescente volte ao seio familiar com toda estrutura necessária. Para isso, são ouvidos os menores, os familiares e os responsáveis pelo acompanhamento dos casos.

 

Para a secretária de Assistência Social, Celiany Rocha, a realização das audiências concentradas dentro das unidades contribui para o fortalecimento do acolhimento institucional, uma vez que reúnem-se na unidade todas as partes envolvidas com a garantia de direitos das crianças e adolescentes que, por algum motivo, tiveram seus direitos violados.

 

“Entendemos que essas audiências que também se configuram em visitas às instituições de acolhimento administradas pela Semas fortalecem nossa relação com o Poder Judiciário e aproximam ainda mais a justiça da realidade vivida em cada instituição”, disse a gestora.

 

Nesta quinta, a audiência acontece na Unidade de Acolhimento Institucional Rubens Colaço, que atende crianças de 0 a 6 anos, a partir das 9h. O calendário segue no dia 8 na Casa Lar, que atende grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos com idades entre 7 e 15 anos – nos dias 11 e 15  na Casa de Passagem Feminina – que atende meninas com idades entre 7 e 17 anos- e nos dias 18 e 23 na Unidade de Acolhimento Institucional Acolher – que atende meninos com idades entre 7 e 17 anos.

 

Participam da audiência concentrada profissionais da 28ª Vara Cível da Capital – Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, crianças e adolescentes acolhidos em instituições, responsáveis por essas crianças e adolescentes, Conselheiros Tutelares, técnicos da Semas e representantes de secretarias municipais como Saúde e Educação.

 

Ascom Semas

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar