Audiências reavaliam medidas de acolhimento

Publicado por: Editor Feed News
02/05/2018 07:08 PM
Exibições: 337
Nas audiências concentradas, cada caso é avaliado individualmente (Foto:Ascom Semas)
Nas audiências concentradas, cada caso é avaliado individualmente (Foto:Ascom Semas)

As Unidades de Acolhimento Institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) voltarão a receber, a partir desta quinta-feira (3), as audiências concentradas de reavaliação de medidas de acolhimento institucional ou familiar. As audiências acontecem  nas unidades de acolhimento e são conduzidas pela  juíza da 28ª Vara Cível de Maceió (Infância e da Adolescência), Fátima Pirauá.

 

Cada caso é avaliado individualmente, como as condições da família, tipo de acompanhamento da rede socioassistencial e das demais políticas públicas e o que se pode fazer para cada criança ou adolescente volte ao seio familiar com toda estrutura necessária. Para isso, são ouvidos os menores, os familiares e os responsáveis pelo acompanhamento dos casos.

 

Para a secretária de Assistência Social, Celiany Rocha, a realização das audiências concentradas dentro das unidades contribui para o fortalecimento do acolhimento institucional, uma vez que reúnem-se na unidade todas as partes envolvidas com a garantia de direitos das crianças e adolescentes que, por algum motivo, tiveram seus direitos violados.

 

“Entendemos que essas audiências que também se configuram em visitas às instituições de acolhimento administradas pela Semas fortalecem nossa relação com o Poder Judiciário e aproximam ainda mais a justiça da realidade vivida em cada instituição”, disse a gestora.

 

Nesta quinta, a audiência acontece na Unidade de Acolhimento Institucional Rubens Colaço, que atende crianças de 0 a 6 anos, a partir das 9h. O calendário segue no dia 8 na Casa Lar, que atende grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos com idades entre 7 e 15 anos – nos dias 11 e 15  na Casa de Passagem Feminina – que atende meninas com idades entre 7 e 17 anos- e nos dias 18 e 23 na Unidade de Acolhimento Institucional Acolher – que atende meninos com idades entre 7 e 17 anos.

 

Participam da audiência concentrada profissionais da 28ª Vara Cível da Capital – Infância e Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, crianças e adolescentes acolhidos em instituições, responsáveis por essas crianças e adolescentes, Conselheiros Tutelares, técnicos da Semas e representantes de secretarias municipais como Saúde e Educação.

 

Ascom Semas

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados