Como fazer o smartphone funcionar por mais tempo?

Publicado por: Editor Feed News
01/11/2023 10:00 PM
Exibições: 136
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

Como fazer o smartphone funcionar por mais tempo?

 

Cinco configurações nas quais você nem pensa
Muitas soluções que permitem aumentar a autonomia do seu smartphone estão à superfície. Mas a maioria de nós ainda os negligencia.

 

Usuários ativos de smartphones se deparam constantemente com a necessidade de procurar uma tomada, usar powerbanks ( que, aliás, também precisam ser carregados).

 

E dá para tentar fazer o smartphone descarregar mais devagar?

Milagres não acontecem, e iPhones que funcionariam por duas semanas longe de uma tomada ainda não foram inventados. Mas você pode fazer algo para que seu smartphone funcione por pelo menos algumas horas a mais.

 

Aqui estão cinco maneiras simples de fazer seu smartphone funcionar por mais tempo.

Cinco configurações em seu smartphone que ajudarão a prolongar o tempo de trabalho
Em primeiro lugar, essas recomendações se aplicam a smartphones Android, mas algumas delas também se aplicam ao iPhone.

 

Brilho e tempo de tela
As telas dos smartphones modernos cresceram para diagonais gigantes - hoje, até mesmo muitos modelos básicos baratos têm uma diagonal de mais de 6 polegadas. Vale citar os flagships, que, graças ao design sem moldura e recortes para a câmera frontal, já contam com telas cuja diagonal é próxima de 7 polegadas.

 

Com isso, são os displays os principais consumidores de energia dos smartphones.

A primeira e mais fácil coisa a fazer é definir o tempo limite da tela para 1 minuto ou até 30 segundos. Esta configuração ajusta o tempo de tela após a última atividade do usuário. Se você respondeu à mensagem e simplesmente colocou o smartphone sobre a mesa, a tela desligará, por exemplo, após 30 segundos. Não importa se queima por mais tempo, mas a carga da bateria é economizada.

 

Mas um parâmetro ainda mais importante é o brilho da tela.

Os smartphones modernos são capazes de ajustá-lo em faixas muito amplas - do mínimo ( para ler a tela na escuridão total) ao muito alto ( o que permite ler as imagens mesmo em um dia ensolarado). É extremamente importante habilitar esse ajuste automático nas configurações. Isso dará à tela a capacidade de escurecer quando não for necessária. E economize bateria.

 

Nos smartphones modernos, outro parâmetro importante é a taxa de atualização da tela. Ao definir o máximo de 90 ou 120 Hz, você obtém um aumento quase imperceptível na suavidade da rolagem, mas paga por isso com maior consumo de energia.

 

O aumento da taxa de atualização é importante para jogos, em outros cenários é melhor minimizá-lo para o padrão de 60 Hz. Assim, seu smartphone funcionará por mais tempo.

 

Ativar modo de economia de energia
Se você não é um jogador, a potência máxima dos smartphones modernos será excessiva para você.

 

Você pode tentar executar tarefas diárias com o modo de economia de energia ativado. Talvez não o tempo todo, mas pelo menos quando houver o risco de ficar sem bateria.

 

O modo de economia de energia está disponível na maioria dos smartphones modernos - iOS e Android.

Na maioria das vezes, o modo de economia de energia reduz o brilho da tela, diminui a frequência do clock do processador, desliga várias funções secundárias, como processos de sincronização em segundo plano. Este último pode não ser muito conveniente, pois deixará de receber notificações sobre mensagens em mensageiros e redes sociais ( terá de entrar em cada aplicação para as consultar), mas tal medida contribuirá para um aumento muito significativo da autonomia.

 

Fechar programas em segundo plano
Os aplicativos "pendurados" na memória podem " comer" ativamente a bateria. Isso é especialmente verdadeiro para o Android, já que o iOS não oferece muito mais aos aplicativos em segundo plano.

 

Os aplicativos no Android, é claro, podem ser fechados manualmente, mas você pode vasculhar as configurações e limitar o trabalho ativo em segundo plano para a maioria dos aplicativos.

 

Tanto no iOS quanto no Android, você também pode impedir que aplicativos individuais atualizem seus dados em segundo plano. Isso também pode ser uma ferramenta séria para resolver o problema da autonomia.

 

Desligue Wi-Fi, Bluetooth e localização GPS
Claro, é difícil imaginar o uso total de um smartphone sem conexões de rede. No entanto, há períodos significativos de tempo em que você pode desativá-los.

Por exemplo, você não precisa do Bluetooth sempre ativado, a menos que esteja usando um rastreador de condicionamento físico ou smartwatch. Mesmo se você tiver fones de ouvido sem fio, poderá ativar o Bluetooth em seu smartphone apenas quando estiver ouvindo música ou fazendo chamadas.

 

Wi-Fi pode ser desligado quando você sai de casa. E ligue-o novamente apenas quando realmente precisar se conectar a um ponto de Internet sem fio. Você ainda usa internet móvel em outros horários.

 

Nem todo mundo precisa da função de geolocalização que está sempre ligada.

Desativar Wi-Fi, Bluetooth e GPS pode ajudar a economizar bateria e aumentar significativamente o tempo de operação do seu smartphone.

 

Limite o número de mensagens
A maioria dos aplicativos modernos, incluindo lojas, postos de gasolina, jogos etc., ativa as notificações por padrão.

 

Você será informado infinitamente sobre o incrível número de coisas que você pode fazer sem.

As notificações fazem com que a tela seja ligada com mais frequência, o que leva ao consumo acelerado da bateria.

 

Robson Santos ADS (Analista de Desenvolvimentos de Softwares)

Conteudista da The Mobile Television Network

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: