VASA-1: A Inteligência Artificial que Dá Vida a Fotos Estáticas

Publicado por: Editor Feed News
22/04/2024 05:35 PM
Exibições: 122
Cortesia Editorial Microsoft
Cortesia Editorial Microsoft

Treinamento e Eficiência: O Banco de Dados VoxCeleb2 e a Versatilidade da VASA-1

 

A mais recente inovação da Microsoft Research Asia, a ferramenta experimental VASA-1, promete revolucionar a forma como interagimos com imagens e áudio. Ao combinar uma imagem com um arquivo de áudio, esta IA é capaz de criar um rosto humano falante em tempo real, repleto de expressões faciais e movimentos de cabeça, e sincronizar os movimentos dos lábios de forma impressionantemente realista.

 

Embora os movimentos dos lábios e da cabeça ainda possam apresentar alguma irregularidade em inspeções minuciosas, a tecnologia já demonstrou um potencial promissor. No entanto, os cientistas estão cientes dos possíveis abusos desse avanço e, portanto, estão comprometidos em garantir que seja utilizada de maneira responsável, em conformidade com as regras e regulamentações aplicáveis.

 

Além do entretenimento, acredita-se que essa tecnologia possa ter um impacto significativo na educação, melhorando a acessibilidade e a comunicação para pessoas com dificuldades nessa área. Além disso, pode oferecer suporte terapêutico por meio da interação com avatares de IA.

 

Desenvolvida com base no banco de dados VoxCeleb2, a VASA-1 mostra-se eficaz tanto em rostos reais quanto em fotos artísticas, ampliando ainda mais seu potencial de aplicação e alcance. Embora a Microsoft ainda não tenha planos de disponibilizar produtos públicos ou detalhes de implementação, a tecnologia promete abrir novas possibilidades emocionantes no mundo da inteligência artificial e interação humano-computador.

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: