Maragogi, o paraíso do esgoto à céu aberto jogado nas praias | TVMACEIO.com The Mobile Television Network

Esgoto ao ar livre é despejado no mar de Maragogi   Há muito se diz que Maragogi é o paraiso de praias lindas de natureza exuberante. Até Moisés, o da Bíblia, foi invocado. O local que deveria ser o tal paraíso, na verdade é sinonimo de alto risco. A r...

poluição, esgoto, maragogi

Maragogi, o paraíso do esgoto à céu aberto jogado nas praias

Publicado por: Editor
11/09/2022 06:51 PM
arte tvm
arte tvm

Esgoto ao ar livre é despejado no mar de Maragogi

 

Há muito se diz que Maragogi é o paraiso de praias lindas de natureza exuberante. Até Moisés, o da Bíblia, foi invocado. O local que deveria ser o tal paraíso, na verdade é sinonimo de alto risco. A região que atrai turistas do mundo inteiro, induzidos por poderosas campanhas publicitárias de belezas naturais, conhecido como segundo polo turístico de Alagoas, depois do capital Maceió.

 

Mas não é o que se encontra e nem tudo é tão perfeito quanto se propaga na orla marítima da cidade do litoral norte alagoano. O turista vai encontrar esgoto ao ar livre escancaradamente despejado diretamente na praia central da cidade. O vento se encarrega de espalhar a fedentina exalada dos esgotos.

 

O que diz a Lei

Lei 11.445/07 – Lei Federal do Saneamento Básico aborda o conjunto de serviços de abastecimento público de água potável; coleta, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, além da limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos.

 

O problema é das antigas. Entra prefeito, sai prefeito e a fedentina chama a atenção de turistas, moradores e nativos que transitam por uma das principais avenidas do lugarejo como a Senador Rui Palmeira. A água suja vem do conjunto Adélia Lira, uma região periférica, que é despejada diretamente no mar de Maragogi. A situação preocupa moradores e o mercado turístico. Mas vale a maxima, quem cala consente.

 

Os empresários da localidade afirmam de pé junto que o problema ocorre com frequencia, e nas temporadas das chuvas a coisa se agrava. Os comerciantes alegam que estão sofrendo prejuízo, pois o mau cheiro e a cena afastam os turistas da região, causando prejuízo. O fato é que  sai prefeito, entra prefeito e efetivamente nada se faz.

 

A turista piauiense Maria Leal disse que ficou decepcionada com a cena. “É triste vir de tão longe para visitar Maragogi e respirar esgoto, para mim, é um desrespeito. Chega a ser revoltante uma cidade que se diz o Caribe Alagoano, só se for o Caribe da Esgotolandia”, declarou ainda que "essa historia de Caribe é conversa para boi dormir é, sim, propaganda enganosa!.

 

"A cidade é confusa, trânsito caótico, melhor fazer suas compras em São Jose da Coroa Grande (PE), a poucos quilomteros dali e que de longe é muito mais barato. A orla não é varrida adequadamente, e repito, não há esgoto na cidade, tudo é jogado nas bordas das ruas e cai em um valão que desagua na praia. A cidade cheira mal". Afirmou o empresário Raul Lins de Santa Catarina que prometeu não voltar mais e não recomendar.

 

Gradualmente a cidade vai recebendo comentários nas redes sociais, nos grupos e assim compartilhados. Turista que bota a boca no trombone não tem volta!

 

Marlla R

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários