Maceió inicia teleatendimento em psiquiatria

Publicado por: Editor
06/11/2022 11:13 AM
Exibições: 250
Geraldo de Oliveira, usuário da unidade, durante teleatendimento deste sábado. Foto: Victor Vercant/SMS
Geraldo de Oliveira, usuário da unidade, durante teleatendimento deste sábado. Foto: Victor Vercant/SMS

Abertura oficial do serviço aconteceu neste sábado e busca levar atendimento remoto para os usuários da unidade

 

MACEIÓ - 6/11 - Por Ana Cecília da Silva / Ascom SMS - Usuários da Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão (Benedito Bentes) foram recebidos neste sábado (5) com muita música e alegria para o “HumanizaMente – Cuide de você, mentalize essa ideia”, evento que marca o início do serviço de teleatendimento em Psiquiatria na unidade. A abertura do dia ficou por conta da banda da Guarda Municipal de Maceió que levou animação para a abertura do evento.

 

Rosicleide Rocha, diretora da URS Hamilton Falcão, explica como funciona o projeto. “Esse é um projeto piloto em nossa unidade e que é direcionado aos nossos pacientes que já são cadastrados. Há quase 2 ano ele estava engavetado, mas a gestão da SMS abraçou a causa e organizou tudo. É uma iniciativa que vem sendo muito bem aceita pelos usuários”, destaca.

 

“Nós temos um espaço onde funciona o teleatendimento e um servidor da unidade auxilia o paciente nessa consulta, que pode ter o acompanhamento da família ou não. O psiquiatra, de forma remota, consulta o paciente, envia receituários, faz encaminhamentos e já deixa o retorno marcado. É, com certeza, um ganho muito grande para toda a população que pode contar com esse acesso facilitado a essa especialidade”, completa Rosicleide Rocha.

 

Enquanto os usuários aguardavam o teleatendimento deste sábado, puderam participar de diversos serviços na unidade, como sessões de massagem, ventosoterapia, auriculoterapia, maquiagem, corte de cabelo e terapias em grupo, atividades que tem o objetivo de levar bem estar físico, mental e autoestima para os usuários.

 

Uma dessas usuárias é Ana Paula Rocha, que participou de diversas atividades enquanto aguardava o atendimento. “Para quem precisa de psiquiatria é ótimo esse novo atendimento online. Antes eu me consultava com um clínico e agora vai ser com um profissional especializado. Vai ser uma maravilha! E enquanto espero já aproveito os outros serviços”, afirma.

 

Já Geraldo de Oliveira passou por seu primeiro atendimento hoje. “Gostei muito, a profissional me atendeu muito bem, fui escutado. Já saí com a receita para a minha medicação e para a consulta com psicólogo aqui no posto. A equipe está toda de parabéns”, relata.

 

A gerente de Atenção Psicossocial de Maceió, Roseane Farias, ainda reforça a importância do novo serviço. “O usuário já sai de lá com tudo que ele precisa, com receituário para já buscar a medicação na farmácia do posto, encaminhamento para atendimento psicológico, que também é feito com profissionais da unidade. Então essa iniciativa é uma grande alegria, pois é uma especialidade que precisamos ter em nossa rede”.

 

Os atendimentos remotos funcionam de terça a sexta, manhã e tarde e contam com três psiquiatras que prestam assistência à população.

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados